Ouça a Rádio

“A gente vai ter a primeira fábrica de carro elétrico do Brasil, aqui na Bahia, em Camaçari”, destaca o Coordenador da Serin, Ademar Lopes

 “A gente vai ter a primeira fábrica de carro elétrico do Brasil, aqui na Bahia, em Camaçari”, destaca o Coordenador da Serin, Ademar Lopes

Foto: Reprodução / Programa Fala Povo

O Coordenador de Articulação Social da Secretaria de Relações Institucionais, Ademar Lopes, também esteve presente durante o anúncio de oficialização da primeira planta industrial nas Américas da greentech BYD – “Build Your Dreams” – para a produção de carros elétricos, que será instalada no município de Camaçari, na Bahia.
O anúncio foi oficializado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), ao lado da CEO para as Américas e vice-presidente executiva global da companhia, Stella Li, na terça-feira (4), em evento realizado no Farol da Barra, em Salvador.
Durante entrevista exclusiva ao Programa Fala Povo, o Coordenador Lopes relembrou o fechamento da fábrica da Ford no Polo Industrial de Camaçari, ressaltando as dezenas de pessoas desempregadas após o fechamento da montadora.
Após a oficialização da empresa chinesa BYD no munícipio de Camaçari, Lopes comemorou e dedicou a conquista ao esforço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao Governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ele disse ainda que o Secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT) trabalhou muito para a vinda da empresa chinesa e ressaltou que a Deputada Federal Ivoneide Caetano (PT), se jogou de corpo e alma para trazer a BYD para Camaçari.
“Nós vivemos momentos muito difíceis ali, quando a Ford estava se desinstalando. Nove, dez mil pessoas desempregadas. Pra gente era uma punhalada no coração e na alma. Mas, logo depois vem a BYD, que foi um esforço muito grande de Lula, de Jerônimo. Caetano trabalhou muito por isso. Ivoneide Caetano se jogou de corpo e alma nessa pauta. Então, pra gente foi motivo de muita alegria”, ressaltou Ademar Lopes.
Em seguida, Lopes destacou que a empresa chinesa além de montadora de veículos elétricos, também fabrica placa solar e baterias. E afirmou que vai melhorar as condições da indústria baiana e brasileira no seguimento. Ele frisou ainda a importância da energia limpa, e que o Brasil terá a primeira fábrica de veículos elétricos na Bahia, evidenciando a cidade de Camaçari.
“E saber que a BYD não é apenas uma montadora de carros elétricos, também faz placa solar, faz baterias, ou seja, é uma grande indústria, uma grande fábrica, que vai melhorar muito as condições da indústria baiana e brasileira nesse seguimento, sem contar que tem um apelo muito forte para energia limpa. A gente vai ter a primeira fábrica de carro elétrico do Brasil, aqui na Bahia, em Camaçari. Que vai melhorar substancialmente a política ambiental de futuro. E ainda acreditando muito nisso, estamos apostando muito nisso. Camaçari recebe com muito carinho e de braços abertos esses grandes investimentos agora da China”, destacou Lopes.

Foto: Reprodução / Programa Fala Povo


Lopes falou sobre a geração de emprego, e afirmou que com a implantação da BYD em Camaçari, e a fabricação de veículos elétricos em larga escala, serão criados pontos para recarregar os veículos por todo o país, impactando positivamente na economia da Bahia e do Brasil.
“E traz uma perspectiva nova, de grandes investimentos. Veja você, quando a gente tiver aqui uma produção em larga escala de carros elétricos, vamos ter que ter pontos de abastecimento de energia desses carros em todos os estados do Brasil […] ou seja, é uma nova porta da economia que se abre aqui na Bahia, aqui no Brasil”, disse.
Ele falou também sobre a expectativa para o crescimento do setor, dando ênfase a Bahia, por ser o maior produtor de energia limpa do país, destacando a energia eólica e solar.
“E são grandes as expectativas de esperança para o crescimento do setor, já que a Bahia é hoje um dos maiores produtores de energia limpa do país, tanto da energia eólica, quanto da energia solar. Então, a gente vai conseguindo buscar sustentabilidade, e fazer com que sejamos um país, a partir da Bahia, a partir de Camaçari, com uma nova roupagem para a política ambiental, menos poluente, e assim, a gente vai avançando. As expectativas são as melhores possíveis”, finalizou Lopes.

Foto de Capa: Reprodução / Programa Fala Povo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *