PM conta com a atuação de Zeus em busca de drogas
Ele tem três anos e muita habilidade para identificar substâncias ilícitas. Zeus é o amável labrador da Unidade Cinotécnica Setorial da 32ª CIPM, em Pojuca, Região Metropolitana de Salvador, que passa por treinamentos constantes de identificação e discriminação de odores.
Sob tutela do soldado Thiago Sodré, especialista em Operações com Cães, Zeus participa de fiscalização e buscas por drogas durante abordagens a ônibus, veículos, ambientes e bagagens.
“Nosso trabalho é pautado sempre no bem-estar dos animais. Os cães têm alimentação balanceada e de qualidade, acompanhamento periódico de veterinário, além de ter alternado tempo de serviço e de descanso. Ele passa em média de 30 a 50 minutos alternado entre buscas e descanso, levando em consideração sua disposição e ambiente”, releva Sodré, cinotécnico desde 2011.
O militar pertente à Corporação desde 2009 e ingressou no Batalhão de Choque, onde teve a primeira experiência na Companhia de Operações com Cães (COC). O trabalho realizado com cães da Polícia Militar da Bahia é amparado na portaria nº 042/2005 do Comando-Geral, que que normatiza a criação e funcionamento de Canis e Atividades Cinotécnicas no âmbito da PMBA.
No canil da 32ª CIPM, além de Zeus, uma labradora fêmea, de 12 meses, está em treinamento, mas ainda não participa de operações até ser considerada preparada para atuar.