Ministério da Saúde envia 700 mil doses da vacina moderna para combater variante XBB
O Ministério da Saúde enviou neste final de semana aproximadamente 700 mil doses da nova vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela farmacêutica americana Moderna e direcionada para a variante mais recente do vírus, a XBB. A expectativa é de que as doses cheguem até o final desta semana aos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
A chegada do imunizante ocorre em um momento de interrupção da vacinação por parte de estados e municípios devido à falta de estoque contra a Covid-19. No início do ano, o Ministério da Saúde havia anunciado que as novas doses estariam disponíveis em março, o que não se concretizou. O contrato com a farmacêutica só foi fechado no final de abril, gerando críticas ao governo federal.
A nova versão da vacina, chamada de monovalente, contém apenas uma versão do vírus causador da Covid-19: a XBB, uma subvariante da Ômicron. No Brasil, o imunizante será disponibilizado no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para indivíduos a partir de seis meses de idade que ainda não foram vacinados contra a Covid-19 e para grupos prioritários que necessitam de reforço anual ou a cada seis meses.