Ouça a Rádio

Líder do movimento negro e ex-deputado Luiz Alberto morre aos 70 anos

 Líder do movimento negro e ex-deputado Luiz Alberto morre aos 70 anos

Foto: Divulgação / PT Bahia

O ex-deputado federal Luiz Alberto Silva dos Santos, uma das maiores lideranças do movimento negro brasileiro, morreu aos 70 anos, na manhã desta quarta-feira (13), após sofrer um infarto na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A informação foi confirmada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), a quem era filiado.

Informações iniciais apontam que Luiz Alberto passou mal durante a madrugada e foi levado para uma unidade de saúde do município, mas não resistiu.

Luiz Alberto foi deputado federal em 2001 e 2015. Atualmente ocupava o cargo de assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo da Bahia.

Natural do quilombola Baixa do Guaí, em Maragogipe, no recôncavo da Bahia, é um histórico militante do Movimento Negro brasileiro, sendo uma de suas maiores lideranças, reconhecido, entre outros motivos, por ser um dos fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU) e por ter atuado na defesa dos direitos da população negra na Câmara dos Deputados.

Ele chegou a ocupar o cargo de secretário de Promoção da Igualdade da Bahia entre fevereiro de 2007 a 11 de agosto de 2008 e integrou a equipe de transição do terceiro governo Lula. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do líder do movimento negro.

Por causa da morte de Luiz Alberto, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, determinou luto de três dias no estado.

O velório será na quarta-feira (13), das 17h às 22h, no Palácio da Aclamação, na Avenida Sete de Setembro, em Salvador. O sepultamento será na sexta-feira (14), às 15h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.

Repercussão

PT Bahia

“O Partido lamenta profundamente a partida de Luiz Alberto, que ajudou a articular a fundação do PT na Bahia e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e que prestou grande serviços aos baianos, tendo uma trajetória de luta marcada contra o racismo e pela defesa de uma sociedade mais justa e mais igualitária. O Diretório Estadual se solidaria com os familiares, amigos e todos os companheiros de Luiz Alberto e deseja muita força a todos neste momento de grande tristeza”.

Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia

“Com pesar, recebemos a notícia do falecimento de um grande nome do movimento negro e que dedicou a vida à missão de tornar a Bahia mais igualitária. Luiz Alberto se vai, mas deixa um exemplo para todas e todos. E honrando sua trajetória, determinei um luto de três dias no estado”.

Rui Costa, ministro da Casa Civil

“Com pesar, recebi a notícia do falecimento do ex-deputado federal Luiz Alberto, um grande companheiro e importante liderança do movimento negro que ajudou a fundar o PT e representou a Bahia no Congresso Nacional por mais de quatro mandatos. Força aos familiares e amigos”.

Felipe Freitas, secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia

“Camaradas, companheiros (as), com extremo pesar informo que o amigo, companheiro e irmão de lutas, Luiz Alberto, sofreu um infarto esta manhã (13) e, lamentavelmente, veio a óbito. Confesso que escrever essas palavras a vocês sem ainda acreditar nesta triste e dolorosa notícia. Perdemos a presença física do nosso camarada. Nos resta agora honrar seu legado e seguir na luta!”.

Roberta Santana, secretária de Saúde da Bahia

“Luiz Alberto foi a uma das principais lideranças da luta antirracista na Bahia e Brasil. Fico muito triste com a partida do ex-deputado federal e liderança política Luiz Alberto. Quero desejar os meus pêsames para os familiares, muita paz, força e sabedoria neste momento. Sua luta e liderança não serão esquecidas!”.

Deputado federal Leo Prates

“Lamento profundamente a perda do ex-deputado federal Luiz Alberto, uma figura ímpar e uma das maiores lideranças do movimento negro brasileiro. Sempre me tratou com grande respeito e generosidade. Meus sentimentos à família e amigos nesse momento difícil”.

Deputada estadual Olívia Santana

“Inacreditável! Eu estava com Luiz Alberto, ontem à noite, e hoje ele se foi. Estou arrasada com a essa enorme perda para o movimento negro brasileiro! Minha solidariedade à família e a todos os amigos que compartilharam com Luiz toda uma luta contra a opressão racista”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *