Ialorixá Florenice de Odé comemora 30 anos de iniciação
A iniciação no candomblé, a entrega efetiva de sua vida ao orixá, tem grande representatividade na vida daqueles que acreditam nesta religião. É o momento de escolha do renascimento para uma nova vida cheia de vínculos atemporais, não apenas com o seu orixá, mas com o mundo espiritual, com uma nova família que agrega, une e compõe uma comunidade.
Celebrar os trinta anos de iniciação é ser remetido à lembranças de diversos momentos alegres, sofridos, inquietantes e acalentosos, construídos com aqueles que permanecem fortalecendo dia após dia, os pilares do ‘Ilê Axé Odé N´lá’ e os que deixaram seus nomes, ensinamentos gravados na história deste terreiro que se estabelece a partir das orientações dos orixás e do amor existente ao sagrado.
Mãe Flor de Odé como é chamada, foi iniciada em 09 de outubro de 1993, por Joselita Balbina da Cruz, no terreiro de candomblé Ilê Axé Omindeci, localizado em Alto de Coutos, na capital baiana, onde cumpriu seu período de construção e fortalecimento de axé pelos sete anos designados pelos dogmas do candomblé. Concluído esta etapa, ela recebeu a missão de se tornar mais uma matriarca do candomblé, para permanecer colaborando com a manutenção, resistência e transmissão da cultura de matriz africana.
Como o destino de um iniciado no candomblé segue o tempo do orixá e não o dos homens, sem demora, Mãe Flor inaugurou o ‘Ilê Axé Odé N´lá’ na cidade de Salvador, transferindo-o em poucos anos para a cidade de Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), local onde fortalece sua identidade social através de projetos como “Olubajé solidário”, que disponibiliza cestas básicas para idosos e pessoas carentes nesta cidade, sendo o primeiro de muitos outros que já estão em construção.
Sua dedicação a orixá e à missão que lhe foi destinada lhe gerou o título honorífico de ‘Ìyálòdè’ no ano de 2022 e representa o reconhecimento da sociedade e de seus filhos sobre a dedicação disponibilizada para todos a que ela chega em busca de orientação espiritual e palavras amigas nos momentos difíceis da vida.