Camaçari comemora 265 anos nesta quinta-feira (28) com desfile cívico e manifestações
A cidade de Camaçari, localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), completou 265 anos de emancipação política nesta quinta-feira (28), com o tradicional desfile cívico, que aconteceu na Avenida 28 de Setembro, e levou uma multidão de pessoas as ruas da cidade.
O ponto inicial dos festejos foi dado pelo prefeito Elinaldo Araújo (União Brasil), pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Matos (União Brasil), e pelo Tenente Coronel, Roberto de Melo Assunção, que juntos realizaram o hasteamento das bandeiras municipal, estadual e nacional, ao som da Filarmônica 28 de Setembro.
Quem também marcou presença no evento foi o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (PT), o Secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Luiz Caetano, acompanhado de sua esposa, a Deputada Federal, Ivoneide Caetano (PT), além do Deputado Estadual, Júnior Muniz e outras figuras políticas.
Com o tema “Camaçari, meu lugar no mundo é aqui: Diversidade, Direitos Humanos e Felicidade” o evento contou com 11 escolas municipais, sete fanfarras e 16 grupos culturais.
Após o desfile cívico, teve a participação do cantor Danrlei Orrico, mais conhecido como “O Kanalha”, que seguiu o mesmo circuito das apresentações, levando o seu pagodão baiano aos munícipes.
Já o governador Jerônimo Rodrigues (PT), presenteou a cidade de Camaçari com uma atração de peso, o gigante Léo Santana, mais conhecido como “GG”, que arrastou uma multidão de gente, com a sua swingueira e quebradeira, em cima de um trio, que saiu dos Correios, em frente a Prefeitura do município, indo até o final da Avenida Jorge Amado, nas proximidades do Assaí Atacadista.
Festa para uns e manifestações para outros. Assim como no desfile cívico realizado na Gleba E, no dia 7 de setembro, em comemoração a Independência do Brasil, que aconteceu protestos. No aniversário da cidade não foi diferente, mais uma vez os professores da rede municipal de educação e servidores públicos municipais, protestaram pacificamente, pelo reajuste linear e melhorias para as categorias.
E não parou por aí. Quem também protestou após os desfiles foram os motoristas do transporte alternativo, os chamados “Ligeirinhos”, que lutam e reivindicam pela regularização da categoria, onde, após a implantação do “Vai Camaçari”, o novo transporte coletivo da cidade, eles dizem que estão sendo perseguidos pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, que estão multando e apreendendo os veículos desses trabalhadores.
Curiosidade
Fundada em 28 de Setembro de 1758, Camaçari é a quarta cidade mais populosa da Bahia, e a segunda mais populosa da Região Metropolitana de Salvador. Localizada há 50 quilômetros da capital baiana, Camaçari é mais conhecida como “Cidade Industrial”, por abrigar o Polo Petroquímico.
Essa possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) municipal do estado, sendo também o 8º maior da Região Nordeste e o 38º maior do país. Além de fazer parte dos 71 municípios brasileiros integrados no Mercado Comum do Sul (Mercosul).
Tem o Polo Petroquímico como o maior polo industrial do estado, abrigando diversas indústrias químicas e petroquímicas, que com o passar dos anos, começou a abrigar outros ramos da indústria, como: automotivo, celulose, borracha, metalurgia do cobre, têxtil, fertilizantes, energia eólica, bebidas e serviços. Sendo o primeiro complexo petroquímico planejado do país e o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, com mais de 90 empresas instaladas.