Após mais um reajuste, preço do gás na Bahia está entre os mais caros do Brasil
A Bahia se destaca com um dos preços mais elevados de gás de cozinha entre as refinarias do Brasil. Com o recente ajuste feito pela Acelen no início de novembro, os consumidores baianos agora desembolsam cerca de R$ 140,00 por um botijão de 13 quilos.
Na área coberta pela Refinaria da Amazônia (Ream), que também passou por processo de privatização, o GLP (gás liquefeito de petróleo) é vendido por R$ 145,00, o que representa um aumento de 72% em relação ao preço praticado pela Petrobrás, de acordo com informações levantadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os valores equivalem a mais de 10% do valor do salário mínimo.
Em 1º de novembro, o gás de cozinha teve um novo aumento de 1,8%, sendo o sexto aumento apenas este ano. A Acelen, em comunicado, explicou que os preços dos produtos da Refinaria de Mataripe são determinados por critérios de mercado que levam em conta fatores como o custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, a cotação do dólar e os custos de frete, podendo variar tanto para cima quanto para baixo.