Ouça a Rádio

Após mais um reajuste, preço do gás na Bahia está entre os mais caros do Brasil

 Após mais um reajuste, preço do gás na Bahia está entre os mais caros do Brasil

Foto: Reprodução / RBS TV

A Bahia se destaca com um dos preços mais elevados de gás de cozinha entre as refinarias do Brasil. Com o recente ajuste feito pela Acelen no início de novembro, os consumidores baianos agora desembolsam cerca de R$ 140,00 por um botijão de 13 quilos.

Na área coberta pela Refinaria da Amazônia (Ream), que também passou por processo de privatização, o GLP (gás liquefeito de petróleo) é vendido por R$ 145,00, o que representa um aumento de 72% em relação ao preço praticado pela Petrobrás, de acordo com informações levantadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os valores equivalem a mais de 10% do valor do salário mínimo.

Em 1º de novembro, o gás de cozinha teve um novo aumento de 1,8%, sendo o sexto aumento apenas este ano. A Acelen, em comunicado, explicou que os preços dos produtos da Refinaria de Mataripe são determinados por critérios de mercado que levam em conta fatores como o custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, a cotação do dólar e os custos de frete, podendo variar tanto para cima quanto para baixo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *