Forte chuva provoca prejuízos no interior da Bahia
Um hospital e casas ficaram alagadas, calçadas de ruas foram arrancadas e um árvore caiu após a forte chuva que atingiu a cidade de Brumado, no sudoeste da Bahia, na noite de quinta-feira (31). Apesar dos prejuízos, não há informações sobre feridos, desaparecidos e desalojados.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os prejuízos aconteceram durante uma hora de chuva. O volume registrado foi de 57,2 mm.
No hospital do município, a água alagou corredores e salas. Uma mulher foi arrastada pela correnteza, mas conseguiu sair sem ferimentos e passa bem. Em outro imóvel, uma família precisou subir nos móveis porque a água invadiu a casa.
Alguns imóveis que ficaram alagados estão completamente destruídos e em uma delas, um carro ficou preso dentro da casa. A Câmara de Vereadores de Brumado também foi atingido pela chuva e ficou alagada.
A Neoenergia Coelba informou que a maior parte dos consumidores teve a energia reestabelecida ainda na noite de quinta e que equipes da empresa foram reforçadas e trabalham para reestabelecer a energia em parte do município.
De acordo com o Inmet, a previsão é de que a chuva siga nesta sexta-feira (1°), principalmente pela manhã e tarde. No final de semana, não deve chover no município.
Algumas localidades ficaram sem abastecimento de água. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que equipes trabalhavam nesta sexta-feira para que o serviço fosse retomado.
Fortes chuvas também atingiram as cidades de Presidente Jânio Quadros. Não há registro de desabrigados.
O município de Macarani também foi atingido pela chuva, que durou cerca de 20 minutos. No centro da cidade, várias barracas de feira ficaram destruídas. Imóveis ficaram alagados, mas ninguém ficou desalojado. De acordo com a Prefeitura de Macarani, o Corpo de Bombeiros de Itabuna está no local para fazer vistorias na cidade.
O temporal também atingiu algumas localidades da cidade de Vitória da Conquista e durou cerca de 30 minutos. Os telhados de algumas casas foram destruídos e árvores caíram. De acordo com moradores, houve chuva de granizo. A Defesa Civil não confirmou se há pessoas desalojadas.