Ouça a Rádio

Agosto Dourado: enfermeiras FESF que promovem parto humanizado no interior fazem ações especiais

 Agosto Dourado: enfermeiras FESF que promovem parto humanizado no interior fazem ações especiais

Foto: Divulgação / FESF-SUS

As 15 cidades atendidas pelo Serviço de Implementação da Política Estadual de Hospitais de Pequeno Porte (HPP) no Estado da Bahia, através da operacionalização do serviço de parto normal humanizado, oferecido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), estão recebendo uma programação especial neste agosto dourado. Como o mês foi escolhido para valorizar o aleitamento materno, as enfermeiras obstetras responsáveis por cada um desses municípios criaram ações para as gestantes locais.

O Agosto Dourado tem esse nome por dois motivos: o colostro, primeiro leite que sai do peito da mãe logo após o nascimento do filho, é amarelado – o que não quer dizer que ele esteja ‘ruim’ ou ‘estragado’, e sim o contrário. Assim, o amarelo virou dourado para demonstrar o padrão ouro de qualidade do líquido, que concentra todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde é de que o aleitamento seja a única alimentação do recém-nascido até o sexto mês de vida – o pequeno deve exclusivamente mamar, não sendo necessário, por exemplo, beber água. O leite materno sozinho é capaz de hidratar o pequeno, além de conter vitaminas, nutrientes, anti-inflamatórios, enzimas digestivas e vários tipos de hormônios necessários para a criança se desenvolver. O aleitamento é recomendado até os dois anos ou de maior idade.

As enfermeiras obstetras selecionadas para fazer parte do serviço são alocadas em Hospitais de Pequeno Porte (HPP) das cidades do interior baiano. Além de cuidarem das grávidas, acompanhando desde o pré-natal até depois do nascimento da criança, passando pelo parto normal e humanizado, elas também fazem, pelo menos uma vez no mês, uma ação de conscientização com as futuras mamães.

PRÓXIMAS AÇÕES

22/08

Na cidade de Pé de Serra, localizada na região sisaleira da Bahia, a enfermeira obstetra Celeste Carneiro acrescentou a palestra de promoção do aleitamento materno, ocorrida no final de julho, a pintura das barrigas das futuras mães. Nessa arte, os desenhos simulam o feto no útero, trazendo muita emoção para a família. A próxima edição será na terça-feira, 22/08.

No mesmo dia, as mães que darão luz em Buritirana, município próximo à fronteira com o Piauí, serão recepcionadas por Reijana Santos. Uma equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, nutricionista e psicólogos, dentre outros profissionais, ajudarão na ação.

23/08

As futuras mães de Dom Basílio, na Chapada Diamantina, já tiveram uma conversa com a profissional FESF-SUS Marli Araújo dos Santos dentro do HPP. No próximo dia 23/08 acontecerá uma segunda edição, com outras gestantes, além da presença de uma nutricionista e outra enfermeira convidada.

Próximo à fronteira da Bahia com Minas Gerais, as mães do município de Cordeiros que são atendidas no PSF Alvorada também terão atividades especiais no dia 23/08. Com o tema “Importância do aleitamento materno desde a hora do nascimento e os benefícios da amamentação para a vida da mãe e da criança”, a ação promovida pela enfermeira Manoela Ramos se repete no dia 29/08, dessa vez no PSF Líduina.

28/08

Já em Itaeté, na Chapada Diamantina, as palestras serão no próximo dia 28/08. A enfermeira Grazielle Crisóstomo irá reforçar a importância do leite materno nos primeiros dias de vida.

31/08

No dia 31/08 é a vez das grávidas de Biritinga, a 210 km de Salvador. Lá, o tema escolhido pela enfermeira obstetra Celia Maria Barbosa Pereira foi “amamentar é um ato de amor”.

AÇÕES REALIZADAS

Outros municípios já receberam ações voltadas para o agosto dourado: no dia 1º de agosto, por exemplo, as gestantes de Elísio Medrado, a 230 km de Salvador, foram chamadas a uma roda de conversa com Livia Lago, enfermeira FESF-SUS responsável pelo município. “Falamos sobre o aleitamento na primeira hora de vida, as vantagens para mãe e bebê, até quando amamentar e a quantidade adequada para o bebê… tivemos lindos relatos de mães que falaram como foi prazeroso e as dificuldades que tiveram com amamentação”, lembra a facilitadora, que escolheu como tema “O Amor Pelos Filhos Vem do Peito”.

Já na semana passada, na quarta-feira (09/08), a enfermeira FESF-SUS Diene Maria, lotada na cidade de Pau Brasil, no extremo sul da Bahia, participou de outra ação emocionante. No município há uma grande população indígena, portanto, a roda de bate-papo foi com as grávidas da Aldeia Água Vermelha e Rio Pardo. Na conversa, que respeitou os costumes ancestrais das etnias, o tema foi “Leite Materno Salva Vidas”.

Maria Aparecida Santos, enfermeira FESF-SUS da cidade de Souto Soares, ensinou as grávidas do Posto de Saúde da Família (PSF) Florentina Miranda Rocha, na última quinta-feira,10/08. Neste local, o tema foi “Amamentar vale ouro”.

“O trabalho de excelência desenvolvido pelas nossas trabalhadoras nos Hospitais de Pequeno Porte, em todo o estado, mostra a responsabilidade e o compromisso da FESF com o atendimento humanizado, mas principalmente com a qualificação, a atenção e a gestão hospitalar no âmbito do SUS”, reiterou o diretor-geral, Ricardo Mendonça.

LISTA DE MUNICÍPIOS ATENDIDOS

Barrocas*
Biritinga
Buritirama
Caturama
Conde
Cordeiros
Dom Basílio
Elísio Medrado
Igrapiúna*
Itaetê
Jacaraci
Pau Brasil
Pé de Serra
Rio de Contas
Souto Soares

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *