Operação São João termina com redução de 46% no número de acidentes na Bahia
De acordo com informações do Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRV), esse ano houve uma redução de 46% no número de acidentes entre os dias 21 e 25, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Ainda segundo o comando, mais de 25 mil policiais militares participaram da operação, que abordou 16.878 veículos, incluindo carros de passeio, ônibus, motocicletas e caminhões nas estradas baianas. Do total, foram feitas 4.155 autuações, 137 veículos foram removidos para o pátio do Detran, e 17 veículos foram recuperados com alguma restrição judicial.
O balanço da PMBA também aponta que 175 condutores foram autuados por ultrapassagens proibidas, 19 por transitar no acostamento, 478 por não utilizarem o cinto de segurança e 271 pessoas foram flagradas circulando pelas estradas sem a CNH. No total, 17 pessoas foram presas em flagrante, quatro armas de fogo foram apreendidas, e foram registradas cinco ocorrências envolvendo porte de drogas.
Durante as fiscalizações, 511 condutores foram abordados para realizar o teste do bafômetro, sendo que 157 se recusaram a fazê-lo.
“Na Operação São João 2024, houve um incremento de 400 policiais militares em regime de hora extra, o que permitiu à Polícia Militar intensificar as ações ostensivas e fiscalizadoras da legislação de trânsito, impactando assim na redução dos acidentes nas rodovias estaduais”, destacou o tenente-coronel Borges, subcomandante do CEPRV.
Foto: Divulgação / Ascom PM-BA