Prazo para tirar título de eleitor e regularizar situação termina hoje (8), exceto no Rio Grande do Sul
Com exceção do Rio Grande do Sul, os eleitores têm até esta quarta-feira (8) para tirar o título de eleitor e votar nas eleições municipais de 2024. O documento deve ser solicitado diretamente no cartório eleitoral mais próximo, onde também é possível realizar a coleta da biometria.
Hoje também é o último dia para transferir o domicílio eleitoral, regularizar a situação eleitoral, coletar a biometria e atualizar os dados no cadastro eleitoral. No Rio Grande do Sul, o prazo foi estendido por 15 dias devido às fortes chuvas que atingem o estado.
É importante ressaltar que quem perder o prazo não poderá votar em outubro, pois após essa data o cadastro eleitoral será fechado para que a Justiça Eleitoral organize a logística da votação.
Segundo o TSE, de janeiro a abril deste ano, mais de 2,1 milhões de pessoas tiraram o título de eleitor e mais de 1,9 milhão realizaram transferências de domicílio eleitoral. Este ano, mais de 158 milhões de eleitores em 5,5 mil municípios irão escolher prefeito, vice-prefeito e vereador.