Perigo: Ponte da Barragem Santa Helena que liga Camaçari e Dias d’Ávila é interditada por risco de desabamento
Construída no ano de 1982 a ponte foi interditada, nesta quarta-feira (22/11), pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec), após reunião com moradores de Lagoa Seca, distrito de Monte Gordo, localizado na divisa com o município de Dias d’Ávila. O bloqueio total e por tempo indeterminado foi necessário em virtude do processo avançado de corrosão da estrutura metálica de sustentação e para garantir a segurança de quem trafega pelo local.
De acordo com a Defesa Civil, cerca de duas mil pessoas, vindas de localidades pertencentes aos dois municípios, trafegam pelo local diariamente, além de caçambas carregadas de areia, ônibus e outros veículos. Como alternativa de acesso a população deve utilizar a Via Atlântica, mais conhecida como Estrada da Cetrel (BA-530).
Em comunicado à imprensa, o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, explicou que a primeira interdição ocorreu em 2019, quando a estrutura já apresentava problemas estruturais. “Na época, interditamos o equipamento e protocolamos um relatório junto à Secretaria de Infraestrutura do Estado, para que fizessem a recuperação ou demolição, porém não aconteceu”, esclareceu.
O órgão municipal encaminhará um novo relatório técnico com informações sobre as atuais condições do local, através do qual solicitará, junto ao Estado, que se tomem as medidas necessárias para reativação do equipamento.