Dica de especialista: você conhece a Revisão que pode dobrar o valor da sua aposentadoria do INSS?
Por Larissa Santos – advogada especialista em causas contra o INSS
Você trabalhou nas décadas de 70, 80 ou 90, mas ao se aposentar, se decepcionou com o valor calculado pelo INSS? Sabia que este cálculo pode estar errado e sua aposentadoria duplicar ou até triplicar?
Isso mesmo, caros trabalhadores, casos como estes têm acontecido com frequência na justiça.
Muitas pessoas tiveram aposentadorias bem inferiores ao que mereciam, só porque o INSS não somava as contribuições feitas pelos trabalhadores antes do Plano Real. Imagina o tamanho da injustiça?
Pois é, por isso, a Revisão da Vida Toda é uma vitória do trabalhador, ela permite que ele inclua estas contribuições mais antigas em um novo cálculo.
Você sabia que há casos de aposentadorias que passam de 1 salário mínimo (que é de R$ 1.320,00) para o teto do INSS (que hoje é R$ 7.507,49), em menos de 1 mês? E quem tem direito à Revisão da Vida Toda?
Se você é aposentado pelo INSS, o primeiro critério já está preenchido. Ou seja, qualquer profissão ou categoria da qual você faça parte: eletricitários, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, professores, profissionais de serviços gerais, vigilantes, petroleiros, bancários e funcionários públicos, enfim, basta que você seja aposentado pelo INSS!
Agora, você precisa responder “SIM” a duas perguntas:
- Sua aposentadoria do INSS foi aprovada após 29 de novembro de 1999?
- Você trabalhou e pagou INSS antes de julho de 1994, época do Plano Real?
Pronto! Mais duas etapas você já cumpriu!
A próxima etapa são os CÁLCULOS COM O ESPECIALISTA! Chegou a hora de pegar todos os seus salários e fazer as contas da forma correta! É importantíssimo contar com a ajuda do especialista, pois há casos em que a revisão reduz a aposentadoria e você não vai querer entrar com ação para ganhar menos, né verdade?
E quais são os documentos necessários para os cálculos e análise do direito pelo advogado?
Além dos documentos pessoais, é importante ter a documentação referente a sua aposentadoria do INSS. Se você não tiver tudo em mãos, não precisa ficar em pânico, é simples consegui-los no Portal MEU INSS (que é o Gov.br).
E quais aposentadorias podem ser revisadas? Todas! Confira a lista abaixo:
- aposentadoria por idade
- aposentadoria por tempo de contribuição
- aposentadoria especial • aposentadoria do professor
- aposentadoria da pessoa com deficiência
- aposentadoria por invalidez
E você, já verificou se tem direito à Revisão da Vida Toda do INSS? Não perca tempo, busque ajuda de um profissional especializado para fazer seus cálculos!
Ah! Se você é um jovem trabalhador ou ainda não se aposentou, compartilhe essa informação com alguém que precise saber! Pode ser que algum familiar seu tenha direito e nem saiba!
A Revisão da Vida Toda já é um direito garantido pelo Supremo Tribunal Federal!
Conheça um pouco mais da advogada Larissa Santos
Larissa Santos é graduada em Direito pelo Centro Universitário Jorge Amado. Pós-Graduanda em Previdenciário e Prática Previdenciária pela Faculdade Legale. Advogada e Sócia na Parish & Zenandro Advogados, escritório especialista em causas contra o INSS, com sedes nas cidades baianas de Salvador, Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos, Conceição da Feira, Abrantes, Camaçari, Santaluz, Queimadas, Retirolândia e Livramento de Nossa Senhora. Site www.pz.adv.br . Siga o PZ no instagram (@pzadv).