Banco Central receberá prêmio internacional por desenvolvimento do Pix
O Banco Central (BC) receberá o prêmio Bravo Beacon of Innovation ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, no próximo dia 20 em Miami, nos Estados Unidos. O evento é organizado pelo Council of the Americas (COA), que é uma organização americana cujo objetivo é promover o livre comércio e mercados abertos nas Américas.
Tudo isso graças ao Pix, sistema de transferências instantâneas criado pelo Banco Central em 2020, e os 153,4 milhões de usuários e os sucessivos recordes de transações diárias. Além de ter transformado os serviços financeiros no Brasil, ao liderar os pagamentos no varejo e reduzir os desafios e os custos das transferências em dinheiro.
Em nota, o Conselho norte-americano destacou que o Pix foi uma iniciativa inovadora que se tornou um modelo de sucesso de inclusão financeira e bancarização. O COA ainda destacou que outros Bancos Centrais estão procurando reproduzir, em seus países, o sistema de transferências instantâneas que funciona 24 horas por dia.
“Desde o seu lançamento, há menos de três anos, o Pix tem tido um tremendo sucesso, sendo agora usado por mais de 700 instituições financeiras e por 80% dos brasileiros adultos, promovendo inclusão financeira no Brasil sem precedentes”, considerou o COA, na descrição dos motivos da premiação ao Pix.